Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012

Tipos de inteligência ...


Oiiii pessoas tão queridas minhas !!!

Quero começar o post de hoje agradecendo imensamente a Fran:  flor, obrigada, vc salvou minha vida dando orientações de como fazer uma feira .... dicas super úteis !!! Obrigada mesmo!!

Meninas, não sei se repararam, mas não estou postando muito mais fotos daki de casa ... na verdade, é que agora como só estou com meu netbook, não sei ainda como baixar as fotos da máquina pra esse computador ... mas assim que aprender, posto várias coisinhas novas aki em casa, ok?

Bom, voltando para o tema deste post, eu estava um dia aki pensando com meus botões quando percebi como eu AMO ficar perto de pessoas inteligentes, ou mesmo quando nem tão inteligentes (porque isso nem sempre significa coisa boa), mas que estão sempre querendo aprender mais.

Aí, cheguei à conclusão (e me corrijam se eu estiver errada) de que num geral, existem 3 tipos de inteligência (parto do pressuposto de que todo mundo tem um tipo de inteligência, todo mundo mesmo):

1 – aquela nítida, que transforma a pessoa numa companhia agradabilíssima. Faz ótima parceria com uma cultura elevada ... (aqui dentro há os humildes e os insuportáveis)

2 – está ali, latente, e a pessoa faz de tudo para desenvolvê-la, é interessada, quer aprender, ler, se interar das coisas que ainda não sabe ou não entende. Aproveita qualquer oportunidade para aprender e tem humildade para isso, não importa o assunto, ela quer aprender ...

3 – apesar de ser inteligente, das duas uma: ou é acomodado (não faz nada para aprender mais, porque acha que não vale a pena se empenhar ) ou acha que sabe tudo e que, portanto, não precisa mais aprender, porque ... bem, porque já sabe tudo.

Eu percebi que ADORO estar junto das duas primeiras pessoas, mas que tenho grande dificuldade para lidar com as pessoas do 3º tipo de inteligência ... Sério mesmo, chego a ficar com raiva, evito ficar perto e/ou conversar ....

Essa tal inteligência nos deixa em cada situação, né? Conheço uma pessoa que ainda não sei em qual tipo ela se enquadra: inteligente, é fato, e gosta de aprender, é fato também, mas na verdade, essa pessoa gosta de aprender para fazer com que VOCÊ se sinta burro. Ex: passa um dia inteiro lendo sobre como uma arvora dá frutos. Aprende todos os detalhes físicos, químicos e biológicos. Depois disso, chega perto de uma pessoa que quer “testar” os conhecimentos gerais e pergunta como quem não quer nada: “Fulano, vc sabe como os frutos nascem das árvores?”

Claro que a pessoa ou vai responder que não sabe ou vai responder algo simples, superficial. E nesta brecha que a aquela pessoa começa a dar uma aula, mostrando toda a sua sabedoria ... : /

Foi um exemplo besta, mas tomara que tenham entendido mais ou menos como essa pessoa faz. Ela aprende previamente sobre um assunto (e muitas das vezes, na área profissional da pessoa a quem ela vai perguntar) e depois faz uma prova oral com a pessoa ... Fazendo insinuações do tipo: “ai, mas será que não é assim ... ou assado? (contrariando o que a outra pessoa disse)”.

Estou aos poucos aprendendo a lidar com essa pessoa ... :)

Bom, inteligência é um assunto polêmico e por causa dela (muito ou pouco desenvolvida) lidamos com diversos tipos de pessoas.

Vcs já passaram por um momento muito legal ou muito mico ou estressante por conta de uma pessoa com qualquer tipo de inteligência???

Preciso saber que não sou a única que me estresso com pessoas do 3º tipo.

Ah! E se alguém descobrir onde essa pessoa da qual falei se encaixa, por favor, me avisem !!! Talvez isso me ajude a lidar cada vez melhor com ela .... ufa !!

Beijo beijo.

10 comentários:

  1. Nosssaaaa que bunitinha... obrigada! Precisando estou aqui rsrsr! E a resposta é simmmm, eu moro em São Paulo kkkk! Vc ciu que bunitinha minha "janelinha"?!?! (é assim que o bem fala, ou então chama de buraco pode?!? uma ofensa... kkkk)
    Mas sobre o assunto do post, ahhh esse tipo de gente só serve para uma coisa..."torrar a paciência", mas muito em breve algupem ou até vc mesmo vai dar o troco, com inteligência tb! O bem tem um colega de trabalho que é besta assim, e vivia fazendo esse tipo de coisa com o pessoal de lá e ele ficava muito bravo! Até que um dia ele quis mostrar sua habilidade com as línguas estrangeiras e chegou cumprimentando todo mundo em alemão, a as pessoas ficavam sem graça poxaaa... até que chegou a vez do bem, rsrsr ele respondeu o cumprimento e continuou a conversa! O cara ficou sem graça e nunca mais fez esse tipo de coisa com ninguém! Bem feito! :) kkkk

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar uma otima semaninha para você floor!
    Um beijoo
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Tem que ter muuuuita paciência com este tipo de gente!!! Ou então, sair pela tangente, de fininho e deixá-la falando sozinha. rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oii Amiga!!!
    Olha aconteceu tanta coisa...
    eu deixei meu blog um pouco fechado pois eu estava tentando fazer umas mudanças nele, só que nesse meio tempo minha avó veio a falecer e eu fiquei sem muitas inspirações....
    agora estou tentando retormar as coisas aos poucos e assim vou voltando!! estou sempre por aqui vendo suas fotos lindasss da lua de mel e sempre que eu puder vou comentar sim :)
    Bjosss

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa pessoa que você falou se encaixa na qualidade de "inseguro"... não tem segurança então se agarra à única coisa que sabe ter em vantagem... Sei lá, gosto de conversar com todo tipo de gente, mas diria que o terceiro tipo na verdade seria um terceiro e um quarto tipo... conheço inteligentes acomodados que são super amigos meus, mas dificilmente seria amiga de uma pessoa que usa a própria inteligência para humilar os outros.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm não consigo ficar perto desse tipo 3. Tento evitar ao máximo! rs
    E concordo com o que a Francine disse, na verdade é uma pessoa insegura, além de acomodada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oiiiieee!

    Corri aqui pra te avisar que para comemorar o aniversário de 2 anos do blog Comprando meu APê! estou fazendo um sorteio maravilhoso na fanpage do blog no facebook!

    É bem simples de participar.
    Copie e cole esse link da imagem do facebook no seu navegador e siga as poucas regrinhas na lateral da imagem!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=444291918941628&set=a.405069639530523.79757.230946020276220&type=1&theater

    Bjos e boa sorte!!!
    Bruna Dalcin

    ResponderExcluir
  8. Amiga, cadê você!!! Tá fazendo falta... tô com saudades...

    Vê se aparece para contar as novidades!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá! tem selinho pra você lá no blog =)
    http://minhanovacasinha.blogspot.com.br/2012/12/novo-layout-100-seguidores-e-selinho.html

    ResponderExcluir

Oiiii .. deixe uma marquinha aqui, vai?